Pular para o conteúdo principal

Limão Galego


NOME CIENTÍFICO: Citrus aurantifolia.
NOME POPULAR: Limão-galego.
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: Ásia.
PORTE: Até 6 metros de altura.
FOLHAS: Persistentes, de coloração verde-clara quando novas, a medida que envelhecem vão ficando verde-escura
FLORES: Pequenas, hermafroditas, de coloração branca, bastante perfumada.
FRUTOS: Bem suculentos, de coloração verde-claros ou amarelo-claros, pequenos, de casca fina e lisa.

Cultivo: 

LUMINOSIDADE: Sol pleno.
ÁGUA: Enquanto a muda for jovem, regue a cada 2 dias, uma vez a planta estabelecida, só em épocas de estiagens prolongadas.
CLIMA: Aprecia regiões que tenham clima com alta umidade do ar e temperaturas que variem entre 20 a 30º C.
PODA: Não necessária, realize durante o inverno, a retirada dos ramos-ladrão, doentes e secos.
CULTIVO: Bastante rústica, aprecia solos férteis e arejados.  Depois de 2 a 3 anos do plantio começa a produzir, não gosta de ventos fortes.
FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio da muda, incorpore a terra retirada cerca de 10 litros de esterco de gado bem curtido. Depois de 60 dias volte a adubar.
UTILIZAÇÃO: Não pode faltar no pomar, ou mesmo no quintal de sua casa, além de não atingir grandes dimensões é garantia de uma boa produção. O limão tem inúmeras aplicações, seu extrato é usado em bebidas, sorvetes, doces, molhos para saladas, temperos, produtos de limpeza, cosméticos, etc.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tomilho Roxo Rasteiro / Grama Aromática / Thymus serpyllum

Pilea microphylla - Brilhantina - Planta Artilheira - Dinheirinho

Casuarina equisetifolia / Pinheiro Australiano / Pinheiro-da-Praia / BONSAI

Nomes Populares: Casuariana, Pinheiro-da-praia, Pinheiro-australiano, Pinus-australiano Família: Casuarinaceae Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical Origem: Austrália, Oceania Altura: acima de 12 metros Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno Ciclo de Vida: Perene A casuarina é uma árvore monóica nativa da Austrália, mas que hoje encontra-se distribuída no mundo todo, principalmente em regiões litorâneas. É um engano comum achar que a casuarina é um pinheiro, apesar de ser chamado assim em varios países. Ela na verdade é uma espécie angiosperma, ou seja, que apresenta fruto. Suas raízes apresentam simbiose com bactérias do gênero  Frankia , que lhe permitem fixa o nitrogênio do ar. Apresenta grande porte, com fuste reto, alcançando de 15 a 40 metros de altura e 50 cm de diâmetro. O tronco tem casca pardo clara, áspera nos espécimes adultos e rica em taninos. Suas folhas são rudimentares e quase imperceptíveis, no e...