Pular para o conteúdo principal

Casuarina equisetifolia / Pinheiro Australiano / Pinheiro-da-Praia / BONSAI


















Nomes Populares: Casuariana, Pinheiro-da-praia, Pinheiro-australiano, Pinus-australiano
Família: Casuarinaceae
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Austrália, Oceania
Altura: acima de 12 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A casuarina é uma árvore monóica nativa da Austrália, mas que hoje encontra-se distribuída no mundo todo, principalmente em regiões litorâneas. É um engano comum achar que a casuarina é um pinheiro, apesar de ser chamado assim em varios países. Ela na verdade é uma espécie angiosperma, ou seja, que apresenta fruto. Suas raízes apresentam simbiose com bactérias do gênero Frankia, que lhe permitem fixa o nitrogênio do ar. Apresenta grande porte, com fuste reto, alcançando de 15 a 40 metros de altura e 50 cm de diâmetro. O tronco tem casca pardo clara, áspera nos espécimes adultos e rica em taninos. Suas folhas são rudimentares e quase imperceptíveis, no entanto, ela apresenta ramos pendentes, filiformes e articulados, formados pelos pecíolos e bainha das folhas. Estes raminhos é que são responsáveis pela fotossíntese na planta. As inflorescências não tem importância ornamental, sendo que as masculinas são do tipo amento, pequenas, terminais, cilíndricas e castanhas, enquanto que as femininas são capítulos globosos, laterais, verdes e axilares. O fruto formado é do tipo sâmara, lenhoso e tem a forma ovalada, com câmaras, que quando maduro se abrem liberando as sementes aladas.
A casuarina é indicada principalmente no paisagismo de regiões litorâneas, pois se adapta muito bem a essas condições. No entanto é comum ver casuarinas mutiladas por podas sem critério, que mais enfeiam que embelezam a paisagem. Assim, sua aplicação deve ser dosada, com reflexão principalmente quanto ao porte que alcança e ao espaço e proporção que vai ocupar. Outro ponto importante a se pensar é o efeito alelopático que produz. Onde cresce a casuarina, dificilmente outras plantas de menor porte crescerão. Esse efeito é mais evidenciado em grupos e maciços, onde se acumula a folhagem morta sobre o solo. Essa espécie é bastante utilizada também para a formação de bonsai.
Seu crescimento é rápido e ela é indicada no controle da erosão de dunas e áreas muito degradadas, como em áreas de mineração abandonadas. Serve também como quebra-vento. A madeira da casuarina é muito dura e pode ser utilizada para uma infinidade de coisas, apesar de ser difícil de ser trabalhada. Na Austrália é comum seu uso desde a construção civil, até mesmo móveis, barcos, postes, cercas, telhas e artesanato. Ela apresenta um dos maiores índices caloríferos entre as madeiras, servindo como excelente carvão depois de seca. É considerada invasiva em determinadas situações.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solos preferencialmente leves, bem drenáveis e enriquecidos com matéria orgânica. As regas devem ser regulares até a implantação, ou seja, quando a planta der sinais de franco crescimento. Após bem adaptada é capaz de tolerar períodos de estiagem. Resiste aos extremos de temperatura, vento, solos pobres e salinidade típicas das regiões litorâneas. Tolera geadas, desde que não sejam muito fortes e freqüentes. Multiplica-se por estaquia ou sementes, que não precisam de tratamento especial e tem ótimas taxas de germinação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figueira Orelha de Elefante - Ficus roxburghii

Maria Gorda / Beldroegão / Talinum paniculatum

A PLANTA TAMBÉM TEM USO MEDCINAL Nomes populares: Maria-gorda, Maria-Gomes, erva-gorda, beldroega-grande, beldroega-miúda, bredo, bredo-major-gomes, bunda-mole, carirú, carne-gorda, (falso)carurú, fura-tacho, inhá-gome, joão-gomes, joão-gordo, labrobró, labrobró-de-jardim, major-gomes, maria-bombi, maria-gombe, maria-gombi, maria-gomes, maria-gorda, maria-mole, mata-calos, ora-pro-nobis-miúdo, piolhinha, quebra-tigela, espinafre de Ceilao espinafre do Suriname, espinafre de Java, língua-de-vaca, manjogome, bêção-de-Deus, beldoegra francesa, Talina de Panama, Grand pourprier, Talina de Java, Onze heures , Ceylon spinach, Fameflower, , Fame flower, Jewels of Opar, Pink baby’s breath, Philippine spinach, Potherb fameflower, Surinam purslane, Sweetheart, Waterleaf, Surinaamse postelein, Surinaamse postelijn, Ceylonspinat, Javaspinat, Basella di giava, Spinacio di giava, Spinacio di Suriname, Krokot belanda, Poslen, Tu ren shen, Espinaca de Java, Espinaca de Surinam, Verdolaga france

Crassula Ovata - Planta de Jade ou Planta-da-sorte ou Planta-do-dinheiro