Pular para o conteúdo principal

Tucaneiro / Citharexylum myrianthum / Frutos atraem pássaros


Nomes Populares: Tucaneiro (SC), Pau-de-Viola, Tucaneira, Jacareúba, Baga-de-Tucano, Pombeiro, Tarumã, Tarumã-Branco e Pau-Viola.

Caracterísitcas morfológicas - Altura de 8-20, com tronco de 40-60 cm de diâmetro. Folhas subcoriáceas, face inferior de coloração mais clara e com nervuras pubescentes e de coloração marrom-clara, de 10-20 cm comprimento por 3-7 cm de largura.

Ocorrência - Bahia ao Rio Grande do Sul, na floresta pluvial atlântica e matas de galeria.

Fenologia: Floresce durante os meses de outobro-dezembro, junto com o surgimento das novas folhas.

Utilidade - A madeira pode ser aproveitada para tabuado em geral, para forros, confecção de brinquedos, artefatos leves, caixotaria, etc. Os frutos são apreciados por várias especies de pássaros. As flores são melíferas. Planta pioneira de crescimento rápido e adaptada a terrenos muitos úmidos e brejosos, é indispensável nos plantios mistos destinados a recomposição de áreas ciliares degradadas.

Para abelhas
Beija-flores
Produz grande quantidade de frutos, vermelhos, que são alimento para:
Tucanos, sanhaços, sabiás, jacutingas, pombas, bem-te-vis, tesouras, guaxes, suiriris...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tomilho Roxo Rasteiro / Grama Aromática / Thymus serpyllum

Pilea microphylla - Brilhantina - Planta Artilheira - Dinheirinho

Casuarina equisetifolia / Pinheiro Australiano / Pinheiro-da-Praia / BONSAI

Nomes Populares: Casuariana, Pinheiro-da-praia, Pinheiro-australiano, Pinus-australiano Família: Casuarinaceae Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical Origem: Austrália, Oceania Altura: acima de 12 metros Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno Ciclo de Vida: Perene A casuarina é uma árvore monóica nativa da Austrália, mas que hoje encontra-se distribuída no mundo todo, principalmente em regiões litorâneas. É um engano comum achar que a casuarina é um pinheiro, apesar de ser chamado assim em varios países. Ela na verdade é uma espécie angiosperma, ou seja, que apresenta fruto. Suas raízes apresentam simbiose com bactérias do gênero  Frankia , que lhe permitem fixa o nitrogênio do ar. Apresenta grande porte, com fuste reto, alcançando de 15 a 40 metros de altura e 50 cm de diâmetro. O tronco tem casca pardo clara, áspera nos espécimes adultos e rica em taninos. Suas folhas são rudimentares e quase imperceptíveis, no e...