Pular para o conteúdo principal

Baobá / Adansonia digitata


O Baobá é com certeza uma das mais notáveis árvores de todo o mundo.
Pertence ao gênero botânico Adansonia em homenagem ao botânico e explorador francês  Michel Adanson ( 1727-1806 ) quem  primeiro descreveu  o Baobá em plantas localizadas no Senegal.  Em altura pode atingir de cinco a 25 metros e o diâmetro do caule chega a 11 metros onde ele armazena água em grande quantidade, pois é planta típica de terrenos áridos.
Sua folhagem é caduca e chega ficar totalmente desfolhado durante o inverno.
O gênero Baobá reúne oito espécies sendo seis nativas da ilha de Madagascar, uma é do continente africano e outra da Austrália. Pertence à família das malváceas. A espécie da qual produzimos mudas é  a  Adansônia digitata que é encontrado em estado nativo na África central,  sul do Saara até o norte da região do Transvaal na África do Sul.
Essa árvore foi imortalizada pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry em seu livro “O Pequeno Príncipe” publicado em 1943 e recebe vários nomes populares sendo conhecido como Imbondeiro, Árvore-dos-Mil-Anos e Árvore-da-Vida dentre outros.
No Brasil existem vários plantas cultivadas algumas já com tamanho considerável, as mais conhecidas estão localizadas em Natal e Recife. No Rio de Janeiro também existem alguns exemplares. Pelo estado de São Paulo são encontradas diversos Baobás cultivados.
Sem dúvida nenhuma essa árvore é um verdadeiro monumento da natureza que vale a pena ser cultivado.

Luz: Pleno sol

Solos: Preferencialmente o mais áridos, porém desenvolve-se também em solos areno-argilosos e argilosos desde que bem drenados.

Origem: A espécie que trabalhamos é a Adansonia digitata que é originária da África Central, sul do Saara até o norte da região do Transvaal na África do Sul.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora Batã Cremosa

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …

Maria Gorda / Beldroegão / Talinum paniculatum

A PLANTA TAMBÉM TEM USO MEDCINAL Nomes populares: Maria-gorda, Maria-Gomes, erva-gorda, beldroega-grande, beldroega-miúda, bredo, bredo-major-gomes, bunda-mole, carirú, carne-gorda, (falso)carurú, fura-tacho, inhá-gome, joão-gomes, joão-gordo, labrobró, labrobró-de-jardim, major-gomes, maria-bombi, maria-gombe, maria-gombi, maria-gomes, maria-gorda, maria-mole, mata-calos, ora-pro-nobis-miúdo, piolhinha, quebra-tigela, espinafre de Ceilao espinafre do Suriname, espinafre de Java, língua-de-vaca, manjogome, bêção-de-Deus, beldoegra francesa, Talina de Panama, Grand pourprier, Talina de Java, Onze heures , Ceylon spinach, Fameflower, , Fame flower, Jewels of Opar, Pink baby’s breath, Philippine spinach, Potherb fameflower, Surinam purslane, Sweetheart, Waterleaf, Surinaamse postelein, Surinaamse postelijn, Ceylonspinat, Javaspinat, Basella di giava, Spinacio di giava, Spinacio di Suriname, Krokot belanda, Poslen, Tu ren shen, Espinaca de Java, Espinaca de Surinam, Verdolaga francesa, Som…