Pular para o conteúdo principal

Palmeira Joboticaba - Bactris setosa


PALMEIRA RARA QUE PRODUZ FRUTOS COMESTÍVEIS E DELICIOSOS
Frutos esféricos de aproximadamente 2 cm, de casca fina e polpa branca, agridoce e saborosa, envolvendo as sementes. São produzidos em cachos (ver foto). Chupam-se à mesma maneira da jabuticabas, ou seja, vertendo-se a casca e o caroço. A planta é uma palmeira muito harmoniosa, que forma touceiras densas de 1,5-5 m de altura. Os caules possuem espinhos.

Usos: Os frutos são deliciosos ao natural, e também muito utilizados em infusão na aguardente. A palmeira é muito ornamental, e utilizada em paisagismo, principalmente junto a espelhos dágua.

Cultivo: Solos com bom teor de umidade e adubados. Vai bem até em terrenos brejosos, seu habitat natural. Deve ser cultivado a pleno sol, para que os frutos se tornem mais saborosos. Climas tropicais e subtropicais.

Origem: Mata Atlântica, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul.

Família: Arecaceae.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tomilho Roxo Rasteiro / Grama Aromática / Thymus serpyllum

Pilea microphylla - Brilhantina - Planta Artilheira - Dinheirinho

Casuarina equisetifolia / Pinheiro Australiano / Pinheiro-da-Praia / BONSAI

Nomes Populares: Casuariana, Pinheiro-da-praia, Pinheiro-australiano, Pinus-australiano Família: Casuarinaceae Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical Origem: Austrália, Oceania Altura: acima de 12 metros Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno Ciclo de Vida: Perene A casuarina é uma árvore monóica nativa da Austrália, mas que hoje encontra-se distribuída no mundo todo, principalmente em regiões litorâneas. É um engano comum achar que a casuarina é um pinheiro, apesar de ser chamado assim em varios países. Ela na verdade é uma espécie angiosperma, ou seja, que apresenta fruto. Suas raízes apresentam simbiose com bactérias do gênero  Frankia , que lhe permitem fixa o nitrogênio do ar. Apresenta grande porte, com fuste reto, alcançando de 15 a 40 metros de altura e 50 cm de diâmetro. O tronco tem casca pardo clara, áspera nos espécimes adultos e rica em taninos. Suas folhas são rudimentares e quase imperceptíveis, no e...