Pular para o conteúdo principal

Grumixama / Cereja Brasileira / Eugenia brasiliensis


Características: Árvore de ramos eretos, com flores aromáticas, pequenas e brancas. Possui folhas verde escuras e brilhantes, coriáceas, medindo de 5 a 7,5 cm de comprimento. Porta frutos tipo bagas, pequenos, com até 5 cm, redondo achatados e roxo escuros maculado de vermelho. A polpa, doce acidulada, envolve, no mínimo, duas sementes escuras.

Solo: Permeável, profundo, drenado, rico em matéria orgânica e fértil. Caso contrário, use adubos para compensar a pobreza do solo.

Clima: Subtropical, tolerando altitudes de até 1000 m, com temperaturas abaixo de 0° C.

Porte: Médio, adquirindo boa estatura, quando totalmente desenvolvida.

Plantio: Durante a estação úmida ou na primavera.

Propagação: Por meio de sementes e enxertia. Depois de arar e gradear, ajeite as covas de 60 cm, espaçadas 7 metros uma das outras. E, antes de plantar as mudas com bloco, adube com esterco curtido e superfosfato.

Adubação: Recomenda-se a proporção de 20 l de esterco curtido mais 250 g por ano de vida da fórmula: 50 partes de sulfato de amônio, 50 partes de superfosfato e 20 partes de cloreto de potássio.

Colheita: A partir do quinto ano, nos meses de dezembro a março.

Problemas: Geralmente ocorre a infestação de moscas das frutas, que são facilmente combatidas com iscas envenenadas. E, como doença, a ferrugem.

Curiosidades: Largamente comercializada como doces em massa, calda, xarope, licores e geléias. Sua madeira também é aproveitada na marcenaria.

Variedades: Existem as grumixamas de polpa vermelho escura, outras de polpa rosada e também de polpa esbranquiçada.

Aves que atrai: Sabiás, sanhaços, gaturamos, saíras, tiês, entre outros.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora Batã Cremosa

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …

Maria Gorda / Beldroegão / Talinum paniculatum

A PLANTA TAMBÉM TEM USO MEDCINAL Nomes populares: Maria-gorda, Maria-Gomes, erva-gorda, beldroega-grande, beldroega-miúda, bredo, bredo-major-gomes, bunda-mole, carirú, carne-gorda, (falso)carurú, fura-tacho, inhá-gome, joão-gomes, joão-gordo, labrobró, labrobró-de-jardim, major-gomes, maria-bombi, maria-gombe, maria-gombi, maria-gomes, maria-gorda, maria-mole, mata-calos, ora-pro-nobis-miúdo, piolhinha, quebra-tigela, espinafre de Ceilao espinafre do Suriname, espinafre de Java, língua-de-vaca, manjogome, bêção-de-Deus, beldoegra francesa, Talina de Panama, Grand pourprier, Talina de Java, Onze heures , Ceylon spinach, Fameflower, , Fame flower, Jewels of Opar, Pink baby’s breath, Philippine spinach, Potherb fameflower, Surinam purslane, Sweetheart, Waterleaf, Surinaamse postelein, Surinaamse postelijn, Ceylonspinat, Javaspinat, Basella di giava, Spinacio di giava, Spinacio di Suriname, Krokot belanda, Poslen, Tu ren shen, Espinaca de Java, Espinaca de Surinam, Verdolaga francesa, Som…