CONHECIDA COMO CEREJA VENEZUELANA
OU CEREJA CAPULIN
Fruto saboroso e comestível, que também atrai todas as espécies de pássaros que apreciam frutas.
É também o fruto mais apreciado pelos peixes. É plantar nas beiras de lagos, açudes, rios, e você terá uma ótima "ceva" natural. Os peixes estarão sempre por perto esperando os frutos cairem na água.
E sabe o que é melhor de tudo: Frutifica quase o ano todo!!
Árvore geralmente com até 13 metros de altura. Folhas grandes, alongadas, com bordas serradas ou dentadas. Flores alvas, reunidas em inflorescência.
Fruto: Tipo baga, arredondado, de coloração vermelha. Polpa comestível, adocicada.
Frutificação: Durante o ano todo
Propagação: Semente
Com uma copa organizada em diversas camadas horizontais, talvez seja a sombra o que mais se aprecia na calabura. As galhadas em patamares assemelham-se ao desenho dos galhos do chapéu-de-sol ou amendoeira-da-praia (Terminalia catappa). Por isso, o uso mais frequente da calabura é em arborização urbana, sendo encontrada com facilidade em cidades como São Paulo e em Brasília.
O crescimento rápido e a frutificação intensa e abundante também tornam a árvore uma ótima opção para plantios com espécies florestais, visando à proteção da fauna e a reconstituição de áreas degradadas. Assim como também indicada na beirada de lagos e açudes visto que seus frutos também são muito apreciados pelos peixes.
Quanto ao fruto da calabura, sua principal peculiaridade é o fato de ser em tudo diminuto. Pequenina, a fruta chega a 1,6 centímetros de comprimento.
Originária das Antilhas e encontrada por quase toda a América Central, a calabura foi introduzida no Brasil na década de 1960, pelo Instituto Agronômico de Campinas, a partir de exemplares trazidos do Egito. Aqui, a árvore adaptou-se bem, seus frutos tem polpa suave e adocicada, aprazível de se comer ao natural.
Os maiores apreciadores do sabor da fruta, no entanto, são os pássaros, que a cercam em busca de seus frutos, presentes o ano inteiro. Reside aí outra bela surpresa da utilização da calabura na arborização de cidades: a atração de pássaros e de outras formas de vida.
Comentários
Postar um comentário