Pular para o conteúdo principal

Bardana / Arctium Lappa


A Bardana (Arctium lappa) é também conhecida como Baldrana, Carrapicho-de-Carneiro, Carrapicho-Grande, Erva-dos-Pega-Massos, Lapa, Orelha-de-Gigante, Pegamassa, Pegamoço, Ruibarbo-Cigano, Gobo, dentre outros. Pertence a família Asteraceae.

Usos Tradicionais: abscesso, acne, câncer, cândida, caspa, catapora, caxumba, cistite, congestão linfática, contusões, deslocamentos, dor de garganta, dores comuns, eczema, edema, estafilococo, febre, gripe, gota, hipoglicemia, icterícia, inchaço glandular, inchaços no joelho, indigestão, infecções urinárias, irritabilidade, lombriga, obesidade, pele oleosa, pneumonia, prolapso uterino, psoríase, raiva, resfriados, reumatismo, sarampo, sarna, tosse, urticárias.

Propriedades Medcinais: afrodisíaco, antibacteriano, antifúngico, antiinflamatório, antitumor, colerético, demulcente, diaforético, diurético, febrífugo, galactagogo, hipoglicêmico, laxante, mucilaginosas, nutritivo, rejuvenescedor.

É um laxante moderado. A Bardana ajuda na eliminação de ácido úrico. A erva contém poliacetilenos que tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Melhora a função de órgãos como o fígado, rins e intestinos, além de proporcionar uma melhora geral na condições de saúde. O suco da Bardana é consumido na medcina alternativa para libertar o corpo de sarnas e óbolos.

O banho com a erva é utilizado popularmente para juntas doloridas e gota. Compressas são feitas para inchaços glandulares, inchaços no joelho, deslocamentos e contusões. Enxaguar o cabelo com a erva combate a caspa. A aplicação na face ajuda a tirar a oleosidade da pele. As folhas são aplicadas para combater lombrigas. No Havaí, as raízes da erva são apreciadas por seus poderes afrodisíacos.

Na culinária, as folhas jovens podem ser cozinhadas e comidas. Os talos podem ser descascados e comidos cru ou cozidos como um legume. A raiz é acrescentada a sopas, guisados, frituras e sukiyaki. As raízes também podem ser assadas e usadas como um substituto ao café. As sementes devem ser evitadas durante o primeiro trimestre da gravidez.

O nome do gênero Arctium é originário do grego arktos, que significa “aguente”, em referência aos carrapichos felpudos. Beurre (nome francês da planta) significa “manteiga”, vez que as as francesas embrulhavam bolos e manteiga em folhas de Bardana. Durante a Revolução Industrial, a Bardana era utilizada como uma planta medcinal para purificar as pessoas que ficavam muito expostas a poluição emanada das indústrias e também para aliviar o cansaço diário.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tomilho Roxo Rasteiro / Grama Aromática / Thymus serpyllum

Pilea microphylla - Brilhantina - Planta Artilheira - Dinheirinho

Casuarina equisetifolia / Pinheiro Australiano / Pinheiro-da-Praia / BONSAI

Nomes Populares: Casuariana, Pinheiro-da-praia, Pinheiro-australiano, Pinus-australiano Família: Casuarinaceae Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical Origem: Austrália, Oceania Altura: acima de 12 metros Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno Ciclo de Vida: Perene A casuarina é uma árvore monóica nativa da Austrália, mas que hoje encontra-se distribuída no mundo todo, principalmente em regiões litorâneas. É um engano comum achar que a casuarina é um pinheiro, apesar de ser chamado assim em varios países. Ela na verdade é uma espécie angiosperma, ou seja, que apresenta fruto. Suas raízes apresentam simbiose com bactérias do gênero  Frankia , que lhe permitem fixa o nitrogênio do ar. Apresenta grande porte, com fuste reto, alcançando de 15 a 40 metros de altura e 50 cm de diâmetro. O tronco tem casca pardo clara, áspera nos espécimes adultos e rica em taninos. Suas folhas são rudimentares e quase imperceptíveis, no e...