Pular para o conteúdo principal

Jequitibá Gigante / Jequitibá Rosa / Cariniana legalis - Ótima para Bonsai




Sementes de Jequitibá Gigante / Jequitibá-Rosa
Angiospermae - Lecythidaceae
Cariniana legalis (Mart.) Kuntze


Nomes Populares: Jequitibá-Rosa, Jequitibá-Vermelho, Jequitibá-Cedro, Jequitibá-de-Agulheiro, Estopa, Jequitibá-Grande, Pau-Caixão, Pau-Carga, Jequitibá-Branco, Congolo-de-Porco e Caixão.
Ocorrência: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, tanto na floresta pluvial atlântica como na semidecídua de altitude e da bacia do Paraná.
Morfologia: Altura de 30-50 m, com tronco de 70-100 cm de diâmetro, ereto e cilíndrico, revestido por casca pardacenta e fissurada. É uma das maiores árvores do Brasil extra-amazônico. Flores pequenas de cor creme, dispostas em panículas axilares e apicais. Fruto do tipo pixídio, lenhoso.
Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro-fevereiro.
Informações Ecológicas: Planta semidecídua, heliófita ou esciófita, característica da floresta latifoliada semidecídua. Apresenta dispersão bastante irregular e descontínua, ocorrendo em alta densidade em certas áreas e faltando completamente em outras. Ocorre principalmente no interior da floresta primária densa, onde ocupa o dossel superior; entretanto tolera ambientes abertos.
Madeira: Leve (densidade 0,53 g/cm³), macia ao corte, grã direita, textura média, de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos quando exposta a condições adversas.
Sinonímia Botânica: Cariniana brasiliensis Casar. e Couratari legalis Mart.
Informações Complementares: A madeira é apropriada para construção civil, obras internas, para contraplacados, folhas faqueadas, móveis, confecção de brinquedos, salto de calçados, lápis, cabo de vassouras, etc. A árvore é exuberante e muito ornamental, podendo ser empregada no paisagismo de parques e praças públicas. Esta árvore é tão monumental e admirada que emprestou seu nome a cidades, ruas, palácios, parques, etc. Como planta tolerante à luz direta, é excelente para plantios mistos com fins preservacionais.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora Batã Cremosa

Maria Gorda / Beldroegão / Talinum paniculatum

A PLANTA TAMBÉM TEM USO MEDCINAL Nomes populares: Maria-gorda, Maria-Gomes, erva-gorda, beldroega-grande, beldroega-miúda, bredo, bredo-major-gomes, bunda-mole, carirú, carne-gorda, (falso)carurú, fura-tacho, inhá-gome, joão-gomes, joão-gordo, labrobró, labrobró-de-jardim, major-gomes, maria-bombi, maria-gombe, maria-gombi, maria-gomes, maria-gorda, maria-mole, mata-calos, ora-pro-nobis-miúdo, piolhinha, quebra-tigela, espinafre de Ceilao espinafre do Suriname, espinafre de Java, língua-de-vaca, manjogome, bêção-de-Deus, beldoegra francesa, Talina de Panama, Grand pourprier, Talina de Java, Onze heures , Ceylon spinach, Fameflower, , Fame flower, Jewels of Opar, Pink baby’s breath, Philippine spinach, Potherb fameflower, Surinam purslane, Sweetheart, Waterleaf, Surinaamse postelein, Surinaamse postelijn, Ceylonspinat, Javaspinat, Basella di giava, Spinacio di giava, Spinacio di Suriname, Krokot belanda, Poslen, Tu ren shen, Espinaca de Java, Espinaca de Surinam, Verdolaga francesa, Som…

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …