Pular para o conteúdo principal

Groselha Indiana - Amla - Phyllanthus emblica


CONHECIDA COMO GOOSEBERRY

FRUTO RIQUISSÍMO EM VITAMINA C
FORMA UM LINDO ARBUSTO MUITO ORNAMENTAL
A amla (Phyllanthus emblica) é uma planta medcinal também conhecida como emblica, amalaka, sarandi e groselha-da-Índia. Pertence a família Euphorbiaceae.

Benefícios da amla

A amla é nativa do Sudoeste Asiático e seu consumo é muito comum em países como a Índia, onde é amplamente utilizada na ayurveda. A fruta da amla, que pode ser consumida fresca ou seca, possui um teor de vitamina C cerca de 20 vezes maior que uma laranja. Além de quantidades elevadas de ácido ascórbico (vitamina C), a amla possui alta densidade de antioxidantes elagitaninos. Possui polifenóis flavonoides, kaempferol, ácido elágico e ácido gálico.
As frutas secas e frescas são utilizadas. Age inicialmente como um adstringente. Possui efeitos antiviróticos e antifúngicos. Aumenta a regeneração do tecido celular e estimula a produção de corticóides. Um estudo piloto em homens normais entre 35 e 55 anos, demonstrou uma redução dos níveis de colesterol no sangue e hipercolesterolêmicos com o tratamento à base de amla. Outro estudo com ratos com diabetes induzido mostrou que o extrato aquoso da fruta da amla diminuiu significativamente a glicose no sangue, bem como os níveis de triglicérides e melhorou a função do fígado.
Na medcina tradicional chinesa, o fruto é chamado yuganzi, sendo usado para curar inflamação da garganta e em forma de cataplasma para aliviar dores de cabeça.
História e curiosidades
Por ser um fruto nativo da Ásia, é muito difícil encontrar amla disponível para comprar no Brasil. Na crença popular acredita-se que o consumo da fruta estimula o amor, a longevidade e atrai fortuna. A amla também é usada em tintas, shampoos e óleos de cabelo. O alto teor de tanino nas frutas da amla servem como um ingrediente para fixação de corantes em tecidos. Óleos para cabelos e shampoos à base de amla nutrem o cabelo e evitam o aparecimento prematuro de cabelos grisalhos.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …

Marroio / Marroio-Branco / Hortelã-da-folha-grossa / Marrubium vulgare

Coentro da Amazonia / Coentro do Pará / Coentro-Bravo / Coentro do Maranhão / Chicória da Amazônia / Chicória-Brava / Culantro / ERYNGIUM FOETIDUM