Pular para o conteúdo principal

Araçá Roxo - Psidium myrtoides


Ocorrência: Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, na mata semidecídua de altitude.

Morfologia: Arbusto grande ou arvoreta de 3-5 m de altura, dotado de copa globosa, com tronco tortuoso e ramos novos rufu-pubescentes. Folhas simples rígido-cartáceas, com margens onduladas. Flores solitárias axilares, brancas, suavemente perfumadas, formadas em agosto-setembro. Os frutos são bagas globosas, coroados pelos remanescentes do cálice, com polpa suculenta, saborosa e de sabor ácido.

Fenologia: A maturação dos frutos ocorre de maio a junho. Esta espécie floresce de agosto a setembro.

Informações Ecológicas: Arbusto ou arvoreta semidecídua, heliófita até ciófita, seletiva xerófita, secundária, característica e exclusiva da mata semidecídua de altitude, onde é ocasional, com dispersão descontínua e irregular. Ocorre predominantemente em formações primárias e secundárias (capoeirões) situados sobre as partes mais elevadas do terreno, em solos geralmente argilosos e profundos, porém bem drenados. Também é encontrada como planta isolada em pastagens e outras áreas abertas.

Utilidades: A madeira é indicada para marcenaria leve, embalagens, cabo de ferramentas e instrumentos agrícolas, bem como para lenha e carvão. Os frutos são comestíveis, porém laxativos. São também consumidos por pássaros. A casca contém elevado teor de tanino, sendo outrora usada para curtir couros finos. A árvore, de pequeno porte e copa uniforme, é recomendada para arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …

Marroio / Marroio-Branco / Hortelã-da-folha-grossa / Marrubium vulgare

Coentro da Amazonia / Coentro do Pará / Coentro-Bravo / Coentro do Maranhão / Chicória da Amazônia / Chicória-Brava / Culantro / ERYNGIUM FOETIDUM